REGULAMENTO

 
 
 

REGULAMENTO

Workshop Paixão de Memória
Inspiração, criação e o método de trabalho no cinema documentário de Patricio Guzmán

I. O workshop Paixão de Memória integra a programação da mostra de cinema Paixão de Memória. Trata-se de um curso sobre cinema documentário a ser ministrado pelo diretor Patricio Guzmán no qual suas obras serão analisadas a partir do contexto histórico em que seus filmes foram produzidos e também a sua evolução criativa ao longo das últimas quatro décadas.

II. O workshop Paixão de Memória ocorrerá nos dias 9, 10, 11, 12, 13, 16, 17, 18, 19 e 20 de outubro de 2017, no Cine CAIXA Belas Artes, na R. da Consolação, 2.423 – São Paulo/SP – CEP 01301-100, na Sala Aleijadinho. Dada a localidade do Cine CAIXA Belas Artes, sugerimos o uso de transporte público.

III. As 10 aulas terão duração de 3 horas por dia, com início às 13:00h e término às 16:00h. Pede-se aos inscritos selecionados pontualidade. O curso foi formatado de modo a interessar o público em geral, mas elaborado com conteúdo que se alinha primordialmente a estudantes, profissionais do mercado audiovisual, pesquisadores e amantes de filmes documentários.

IV. As inscrições para o workshop estarão abertas ao público de 21 de agosto até o dia 11 de setembro de 2017 na área INSCRIÇÃO deste website. Além de informações pessoais para identificação, pedimos que cada interessado em participar do workshop Paixão de Memória anexe nos espaços indicados dois arquivos. O 1º arquivo deve conter um currículo resumido do pretendente e o 2º arquivo uma carta de intenção argumentando seu interesse no workshop e quais os proveitos pessoais e profissionais pretende adquirir com sua participação. Os dois arquivos devem utilizar formato MSword (.doc ou .docx) ou PDF e ter, cada um, tamanho máximo de 1 página. Arquivos com formatos não descritos acima e com tamanhos superiores a uma página serão desconsiderados e o candidato não estará apto a ser selecionado.

V. Depois de encerradas as inscrições no workshop, curadores e conselheiros do Instituto Vladimir Herzog farão a seleção dos 100 alunos contemplados a partir da avaliação de seus currículos resumidos e de suas cartas de intenção. A lista completa dos participantes será publicada com destaque neste mesmo website, no dia 18 de setembro de 2017.

VI. Dos 100 alunos selecionados pelo Instituto Vladimir Herzog, 10 serão contemplados com bolsa integral e estarão isentos da taxa do workshop. Os 90 alunos não selecionados para a bolsa integral, deverão inscrever-se no curso até o dia 29 de setembro mediante depósito identificado com seus CPFs (que deverão ser exatamente os fornecidos no ato da inscrição online) no valor de R$25,00 no Banco do Brasil (001), agência 4306-0, conta corrente 14903-9, para o Instituto Vladimir Herzog, CNPJ 11.150.930/0001-48, entidade responsável pela produção do evento. Esse valor será computado como uma doação para o Instituto, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, e não é reembolsável.

VII. Na data de início do workshop, no dia 9 de outubro, pedimos que todos os 90 alunos não-isentos da taxa levem seus comprovantes de depósito e o entreguem ao monitor identificado com crachá do Instituto Vladimir Herzog antes da aula. Assim verificaremos se todos estarão presentes.

VIII. Os 10 alunos bolsistas devem também se dirigir ao monitor da Sala Aleijadinho, no dia 9 de outubro, às 13h, e comprovar sua identidade com documento válido que contenha foto pessoal.

IX. Entre 29 de setembro e 5 de outubro, caso as 100 vagas disponíveis ainda não tenham sido preenchidas, abriremos uma nova lista de chamada para matrícula no workshop.

X. Haverá lista de chamada no início e no final de cada aula, somente receberão o certificado de conclusão do curso os alunos com no mínimo 80% de presença nas aulas regulares aqui descritas.

Workshop Paixão de Memória